© 2017 Todos os Direitos Reservados  | OUVIDORIA - Ouvidores de Histórias  

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Vimeo Icon
QUEM SOMOS?

O núcleo audiovisual Ouvidoria - Ouvidores de Histórias nasceu do desejo de duas jornalistas e documentaristas, Sheila Ana Calgaro e Simone Castro, em contar histórias das pessoas e em observar o cotidiano. Com trabalhos realizados em comum desde 2005 focados em documentário e história oral, ambas acreditam que todas as pessoas têm boas histórias para contar.

A Ouvidoria iniciou suas atividades em 2016 com a intenção de sair a campo, sem produção prévia, com uma câmera e equipamento enxuto, para ouvir memórias dispersas pela cidade. Estamos sempre olhando o mundo com a intenção de descobrir pessoas e histórias que possam entrar para estes registros, mapeando as memórias que se espalham pelos espaços.

Como documentaristas, sempre nos confrontamos com a difícil tarefa de contar a história do outro, enxergá-lo para além da câmera e diminuir ao máximo a distância entre entrevistador e entrevistado. Queremos tornar esse encontro o mais genuíno possível: na busca pelo contato com o outro, tentamos realizar o registro de uma conversa, não de uma entrevista; nos preocupamos com o relato, mais que a perfeição técnica do audiovisual.

Acreditamos que todos temos histórias para contar, sejam cotidianas ou fantásticas, de pessoas anônimas ou personagens urbanos.  Não estamos à procura somente de pessoas com relatos surpreendentes - quem somos nós para julgar o valor de uma história? - mas sim a maneira como elas se relacionam com lugar onde vivem, seus pensamentos, seus valores, suas opiniões e suas memórias.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now