QUEM SOMOS?
O núcleo audiovisual Ouvidoria - Ouvidores de Histórias nasceu do desejo de duas jornalistas e documentaristas, Sheila Ana Calgaro e Simone Castro, em contar histórias das pessoas e em observar o cotidiano. Com trabalhos realizados em comum desde 2005 focados em documentário e história oral, ambas acreditam que todas as pessoas têm boas histórias para contar.
A Ouvidoria iniciou suas atividades em 2016 com a intenção de sair a campo, sem produção prévia, com uma câmera e equipamento enxuto, para ouvir memórias dispersas pela cidade. Estamos sempre olhando o mundo com a intenção de descobrir pessoas e histórias que possam entrar para estes registros, mapeando as memórias que se espalham pelos espaços.
Como documentaristas, sempre nos confrontamos com a difícil tarefa de contar a história do outro, enxergá-lo para além da câmera e diminuir ao máximo a distância entre entrevistador e entrevistado. Queremos tornar esse encontro o mais genuíno possível: na busca pelo contato com o outro, tentamos realizar o registro de uma conversa, não de uma entrevista; nos preocupamos com o relato, mais que a perfeição técnica do audiovisual.
Acreditamos que todos temos histórias para contar, sejam cotidianas ou fantásticas, de pessoas anônimas ou personagens urbanos. Não estamos à procura somente de pessoas com relatos surpreendentes - quem somos nós para julgar o valor de uma história? - mas sim a maneira como elas se relacionam com lugar onde vivem, seus pensamentos, seus valores, suas opiniões e suas memórias.
